top of page

PROJETOS

ESCOLA EM TRANSFORMAÇÃO
EMEF ANTHONIUS LUTE | CARIACICA, ES
FICHA TÉCNICA
  • Projeto da transformação: Urb-i : Urban Ideas

  • Projeto “Uma Lição de Mobilidade”: 99 Taxis, Urb-i e Red OCARA Urbana

  • Data: Fev - mar 2018

  • Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Anthonius Lute, Cariacica/ES 

  • Equipe Urb-i: Carolina Guido, Paulo Carmagnani Franco, Yuval Fogelson

  • Equipe Red OCARA Urbana: Irene Quintáns

  • Realização: 99 app

  • Arquiteta responsável pela obra: Milena Souza

  • Apoio: Prefeitura de Cariacica, direção da EMEF Anthonius Lute, voluntários

A IDEIA

Cariacica é uma cidade com cerca de 400 mil habitantes nos arredores de Vitória, Espírito Santo. Foi escolhida pela empresa 99 Taxis de aplicativo de táxi, para iniciar o projeto “Uma lição de mobilidade”. A proposta era levar um pouco de conhecimento sobre o assunto para os alunos de uma escola pública e realizar uma transformação no interior da unidade. Em parceria com a red.OCARA Urbana, a Urb-i ficou responsável pela capacitação de professores, palestras e oficinas sobre espaços públicos com os alunos.

COMO ERA

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Anthonius Lute tinha um espaço interno com problemas de circulação e conflito entre carros e pessoas (crianças, na maioria). Faltavam bancos, áreas sombreadas e mesas para a hora do almoço.

 

O piso logo na entrada da escola era de terra – quando estava seca, a poeira sujava tudo e quando chovia, formava lama e poças d`água. Sem lixeiras pelo pátio, muitas crianças jogavam o lixo no chão. As áreas atrás da quadra dos prédios eram usadas para depósito ou para queimar o mato cortado.

O PROCESSO

A primeira etapa do trabalho, antes do início do ano letivo de 2018, foi uma palestra com professores e a direção da escola. Falamos sobre o caminho escolar e mostramos exemplos de espaços públicos bons ou que precisam de melhoria. Também foi necessário entender a rotina da escola e para isso elaboramos uma pesquisa impressa com os pais e outra interativa com os mais de 600 alunos.

 

Logo nos primeiros dias de aula, os estudantes de 07 a 14 anos  responderam a perguntas sobre como e com quem vão à escola, o que vêem pelo caminho e o que gostariam de ver. Ao longo de três semanas, eles assistiram a palestras e fizeram oficinas com os profissionais da 99, Urb-i e redOCARA. Em sala de aula as atividades eram lideradas pelos professores.

PROPOSTAS

Com o conhecimento aprendido, todos os alunos se envolveram no processo de transformação. Cada sala de aula apresentou um projeto de melhoria, na forma de desenho ou maquete. Foram várias propostas cheias de cor e boas idéias para um novo espaço público.

 

Eles pensaram em melhorias na mobilidade interna e externa da escola. Pediram faixas de pedestres na rua, alargamento de calçadas e ônibus escolar. Bancos, jogos, novas cores e áreas sombreadas foram alguns dos desejos para o espaço de dentro.

 

Uma banca examinadora selecionou a proposta mais adequada, mas a escolha foi muito difícil, já que todos os participantes apresentaram ótimos conceitos. A Urb-i utilizou as sugestões dadas pelos próprios alunos e professores para desenhar o projeto de intervenção.

COMO FICOU

Em apenas duas semanas o projeto deveria estar executado e pronto para a inauguração. Para tocar a obra, contamos com a parceria da arquiteta Milena Souza, que acompanhou tudo de perto. Contratamos fornecedores da própria região, que se engajaram na melhoria da escola. Também foi realizado um mutirão com a participação de jovens e de pessoas da comunidade.

 

Eliminamos o conflito carro x pedestre que havia em uma das entradas e implantamos um novo piso de bloquetes de concreto. Foi construído um novo portão apenas para os carros no fundo da escola e as vagas dos veículos foram limitadas. Utilizamos pneus para delimitar as novas áreas de canteiro e de circulação das pessoas. Espalhamos bancos pelas áreas comuns e criamos uma horta em um local antes abandonado.

Google Maps / Streetview

Google Streetview

bottom of page