EIXO VERDE ACLIMAÇÃO 

 ACLIMAÇÃO | SP 

FICHA TÉCNICA
  • Projeto: Urb-i

  • Status: Estudo - 2017 julho 

  • Local: Praça Gen. Polidoro, Av. Turmalina, Rua Muniz de Souza, Aclimação, São Paulo, Brasil

  • Equipe:  Paulo Franco, Yuval Fogelson, Carolina Guido, Juliana Kakitani 

PROJETOS

 Entrada Parque Aclimação  Rua Muniz de Sousa - Fase temporária

imagem1
angulo 2

ACLIMAÇÃO

O bairro da Aclimação fica na região central de São Paulo e é um dos mais agradáveis da cidade. Tem residências, empresas, lojas, bares, restaurantes e abriga um público bem variado e de todas as idades.

 

O principal atrativo é o Parque da Aclimação, que surgiu em 1882 como o primeiro zoológico da capital paulista. Em 1939 foi adquirido pela prefeitura e passou as ser usado apenas como parque público, sem animais expostos.

 

Bem ao lado da entrada, a praça Jorge Cury faz a ligação com o mirante, construído nos anos 50, que por sua vez se conecta à praça General Polidoro pela avenida Turmalina. Veja no mapa como esses elementos formam um eixo em direção ao parque da Aclimação.

 

A Urb-i vê um grande potencial na interligação dessas áreas e por isso fizemos um estudo para ativar os espaços públicos e priorizar as pessoas.

SITUAÇÃO ATUAL

A entrada do parque tem um desenho que privilegia os automóveis, pouco convidativo para os pedestres. A conexão com a praça Jorge Cury e o mirante é feita por uma faixa de pedestre estreita e em meio a carros estacionados dos dois lados da via. Faltam bancos, atividades, espaços de convivência e uma iluminação mais adequada.

 

O largo General Polidoro está cercado por grades que impedem a livre circulação pelas escadarias desenhadas no projeto original. Os bancos de concreto são inacessíveis por dentro e por fora da grade. Veículos estacionados em toda a volta prejudicam a visão de quem caminha e também não há faixas de pedestre entre o largo e as ruas ao redor.

 

NOSSA PROPOSTA

Queremos aproveitar todo potencial do bairro e criar um eixo verde entre o largo, o mirante e a entrada do parque. Esse estudo é apenas o ponto de partida para a transformação, que deve envolver a comunidade local e buscar, com a participação de todos, novas formas de ocupação do espaço público. A estratégia segue a metodologia do urbanismo tático para realizar as mudanças por etapas e testar as melhorias antes de realizar obras mais complexas e caras.

 Apresentação  Eixo verde - Praça Polidoro - Entrada Parque Aclimação

Slide3
Slide4
Slide10
Slide11
Slide5
Slide6
Slide7
Slide8
Slide9
Slide12
Slide13
Slide14
Slide15
Slide16
Slide17
Slide18
Slide19
Slide20
Slide21
Slide22

Largo Polidoro

Sugerimos eliminar o estacionamento de carros no entorno do Largo, permitindo que as pessoas tenham contato visual com a área verde. A remoção das grades é essencial para atrair mais gente, ativar o espaço e melhorar a segurança. Em toda a volta, faixas de pedestres devem ser pintadas e a velocidade máxima dos veículos reduzida.

 

Avenida Turmalina

Entre o Largo Polidoro e o mirante, um quarteirão da avenida pode ter as calçadas alargadas com pintura no chão e balizadores. Também propomos elementos como vasos e bancos. Na chegada ao mirante, mais uma faixa de pedestres para priorizar as pessoas que caminham pelo bairro.

 

Mirante

O estacionamento bem em frente a esse espaço público pode ser eliminado, melhorando o contato visual. O espaço pode ser ativado com bancos, vegetação e atividades variadas, como comida de rua temporária.

 

Entrada do Parque

Fizemos uma imagem para ilustrar como a frente do parque pode ganhar um novo desenho, com melhor segurança viária e mais amigável para pedestres. Na etapa temporária (de 1 a 2 anos de duração), as calçadas podem ser alargadas com pintura no chão, balizadores e elementos como vasos de plantas e bancos. A faixa de pedestres seria mais larga e um pórtico em frente ao parque chamaria a atenção para o portão de entrada. A velocidade máxima nessa área deve ser de até 20km/h.  

 

 

Gostou do projeto? Entre em contato com a Urb-i!

Fontes: Jornada do Patrimônio (Prefeitura de São Paulo)

www.cidadedesaopaulo.com/sp/o-que-visitar/atrativos/pontos-turisticos/4148-parque-da-aclimacao