ESTUDO DE PEDESTRIZAÇÃO 

 RUA AUGUSTA | SP 

FICHA TÉCNICA
  • Projeto: Urb-i

  • Status: Estudo - 2015 julho e 2017 março

  • Local: Rua Augusta - trecho Rua Estados Unidos até Praça Roosevelt, São Paulo, Brasil

  • Equipe:  Yuval Fogelson, Fernanda Mercês, Juliana Kakitani, Rodolfo Macedo, Carolina Guido

PROJETOS

 O PROJETO

A rua Augusta é um dos locais mais movimentados da cidade, com um grande fluxo de pedestres, em especial no trecho contíguo a Avenida Paulista.

Durante a semana, as calçadas estreitas não comportam este fluxo intenso ao longo do dia, e nas noites de sextas e sábados, no trecho Baixo Augusta.

O projeto estuda a possibilidade de aumentarmos o espaço designado aos pedestres, minimizando o espaço disponível para o automóvel, inclusive, com a proposta de pedestrenização total no trecho contíguo ao cruzamento Augusta x Avenida Paulista.

 Rua Augusta  Trecho Av Paulista - Luis Coelho - Intervenção temporária - calçadão

augusta2
augusta2 BEFORE

 Rua Augusta  Trecho Al Santos - Av Paulista - Intervenção temporária - calçadão

after3a
before

 Rua Augusta  Trecho Al Itu - Al Jaú - Intervenção temporária - alargamento de calçadas

AUG_prox_Al Itu 3_DEPOIS2
AUG_prox_Al Itu 3_ANTES_edited

 Apresentação  

Pedestrenização Rua Augusta: Trechos entre Rua Estados Unidos e a Praça Roosevelt

O projeto foi dividido em trechos com características diferentes de acordo com suas respectivas vocações. A metodologia utilizada, contempla sempre uma fase temporária na etapa inicial de implantação, caracterizada por intervenções mais leves e com tempo determinado. É nesta fase que será realizada a pintura no piso do leito carroçável, fazendo uma extensão das calçadas e aumentando o espaço para os pedestres.

Nas extremidades, nos trechos 1 e 9, o fluxo de automóveis estará limitado a uma faixa de ida e uma faixa de volta, enquanto os trechos 2 e 8 possuem mão única no sentido da Avenida Paulista.

Já nos trechos 3,4,6 e 7, terão espaços do leito carroçável convertidos para pessoas, onde o automóvel será tratado apenas como 'visitante', compartilhando a via com as pessoas. Isso para garantir acesso local para as entradas das garagens, nestas regiões designadas aos pedestres.

Finalmente, o trecho central (5) é focado no fluxo contínuo de pedestres no cruzamento da Rua Augusta com a Avenida Paulista.

URB-I AUGUSTA
URB-I AUGUSTA2
URB-I AUGUSTA3
URB-I AUGUSTA4
URB-I AUGUSTA5
URB-I AUGUSTA6

Projeto trecho a trecho na sua extensão total – Da Rua Estados Unidos até a Praça Roosvelt, passando pelo trecho central, cruzando a Avenida Paulista.

Além das intervenções estudadas aqui, o ideal seria que ocorresse em paralelo, durante as noites de sexta e sábado, o fechamento temporário do trecho do Baixo Augusta e Avenida Paulista até a Rua Marquês de Paranaguá. O intuito deste fechamento é aliviar tanto o fluxo de pessoas que frequentam a rua, como também para criar um espaço público que conseguisse acomodar diversos eventos, funcionando como espaço de encontros e de permanência.

A Implementação da fase inicial no formato de projeto piloto, tratado como um experimento, com acompanhamento de como o espaço está sendo utilizado, ajudará a planejar as fases seguintes, com caráter mais permanente, que implicaria em mudanças infraestruturas e obras mais pesadas.