top of page

 CURSO DESENHO URBANO,

PLACEMAKING E  URBANISMO TÁTICO 

 CURSO CURA | SP 

FICHA TÉCNICA
  • Realização: Urb-i, cursoCURA

  • Status: aulas expositivas e interveção efêmera, agosto 2017

  • Local: R. Gen. Jardim, Vila Buarque, São Paulo, Brasil

  • Urb-i: Carolina Guido, Paulo Franco, Yuval Fogelson

  • Alunos: 40 alunos

  • Colaboradores: Giovanna Paludetti, Alê Taira, Tadeu Moreno

  • Convidada:  Ana Carolina Nunes (Sampapé)

  • Equipe CURA:  Marcus Damon, Gui Bravin, Anna Gaspar, Daniel Korn

  • Parceiros: Jardin Plantas e Flores

PROJETOS

RESUMO DO CURSO

O curso aborda os principais conceitos de urbanismo e apresenta bons e maus exemplos no Brasil e no mundo. A melhor interação entre os espaços públicos e privados, a diferença entre uma calçada com muros altos e outra com lojas e vegetação, o construído e o não construído são alguns elementos apresentados aos alunos.

 

De que forma podemos questionar e propor mudanças que melhorem nossas cidades? O placemaking e o urbanismo tático como maneiras de promover mudanças de curto prazo com ações rápidas e visão de longo prazo. Queremos olhar a cidade da pequena para a grande escala, observando as diferentes características de cada ambiente e o impacto na saúde e na qualidade de vida de todos.

 

Mostramos, por meio de referências nacionais e internacionais, algumas estratégias para ativar áreas públicas e envolver a sociedade na transformação. Levamos os participantes para uma caminhada com o objetivo de fixar os conceitos aprendidos e colocar a mão na massa em uma intervenção.

 

PÚBLICO

Arquitetos, estudantes, empresários, comerciantes e pessoas de qualquer outra área estão convidados a observar a cidade de outra forma e participar da mudança!

AULAS
 AULAS EXPOSITIVAS 

AULA 1

CONCEITOS DE DESENHO URBANO | Yuval Fogelson

O curso começa com o olhar de um “não-arquiteto” sobre a cidade, seguido de uma introdução ao urbanismo e ao desenho urbano. Abordamos os elementos básicos que compõem os espaços da cidade: aberto/fechado, público/privado, construído/não construído. Características como largura de vias e calçadas, os conceitos de fachada ativa e fachada cega, recuo e alinhamento de edificações são tratados de forma direta e com referências práticas. Qual a relação das pessoas com os espaços públicos? Como os carros e o transporte coletivo se inserem nesse contexto? Analisamos exemplos de transformações urbanas pelo mundo que favorecem as pessoas e não colocam o automóvel como protagonista da cidade.

AMOSTRA DA AULA

AULA 2

PLACEMAKING E URBANISMO TÁTICO | Carolina Guido

COMUNICAÇÃO | Paulo Franco

O que um cidadão pode fazer para ajudar na transformação das cidades buscando melhoria na qualidade de vida de todos? O segundo encontro aborda o placemaking e de que maneira esse conceito pode ajudar a transformar o “não-lugar” em espaços com senso de pertencimento. O urbanismo tático vem sendo usado como ferramenta de questionamento e promotor de mudanças com agilidade e eficiência. Por meio de etapas experimentais de implantação é possível construir uma nova lógica de interação das pessoas com o espaço público. As ações de curto prazo como parte da estratégia para alcançar transformações permanentes e a importância da comunicação no processo. Discutimos alguns cases da Urb-i e mostramos o que pode ser eficiente ou não durante as etapas de mudança.

AMOSTRA DA AULA

CAMINHADA
 CAMINHADA 

Essa parte do curso faz com que os alunos observem, na prática, todos os conceitos estudados antes de colocar a mão na massa. Analisamos o ambiente como um todo, o tamanho das vias, os espaços destinados para carros e pedestres, as travessias, os tipos de fachada, recuos, mobiliário e tantos outros "detalhes" que costumam passar despercebidos no nosso dia a dia.

fotografia: Alê Taira

INTERVENÇÃO
 INTERVENÇÃO URBANA 

Terminamos o curso com uma intervenção prática! Os alunos fazem uma análise do entorno, incluindo contagens de pedestres e veículos, além de pesquisas com os frequentadores da região. Depois desse diagnóstico, escolhemos juntos um local para ocupar por algumas horas com mobiliário, pintura no chão, grama sintética e atividades. A conclusão do curso é durante um bate papo nesse novo espaço público.

fotografia: Tadeu Moreno, Yuval Fogelson

bottom of page