ATIVIDADE
EMEF SEBASTIÃO FRANCICSO O NEGRO
CIDADE LÍDER | SP
FICHA TÉCNICA
-
Organização das atividades: Urb-i : Urban Ideas e RedOCARA
-
Projeto "Vamos jogar limpo? O entorno escolar e o caminho para aprender juntos": Janaina Silva Coelho e Priscila Arce
-
Data: 24 de junho de 2017
-
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião Francisco, O Negro - Rua Onófre Jorge Velho - Cidade Líder, São Paulo/SP
-
Equipe Urb-i: Carolina Guido e Paulo Carmagnani
-
Equipe Red OCARA: Irene Quintáns
PROJETOS
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião Francisco - O Negro, fica no bairro de Cidade Líder, zona leste de São Paulo. Com cerca de 450 alunos, a unidade enfrentava alguns problemas sérios no entorno.
O primeiro deles (e mais grave) era o descarte irregular de lixo e entulho na calçada bem em frente ao muro da entrada principal. Os outros eram a falta de acessibilidade, ausência de faixas de pedestre e o total desrespeito de motoristas que estacionam sobre a calçada.
A convite da arquiteta e urbanista Irene Quintáns, a Urb-i realizou atividades com pais, alunos e professores para reconhecer elementos urbanos do entorno e ajudar na busca por soluções. Caminhamos com todos no quarteirão da escola e observamos os desníveis nas calçadas, arborização, falta de sinalização para pedestres, muros, entre outros.
As crianças aproveitaram para preencher a Bitácora de Passeio, atividade criada pelo arquiteto mexicano Aldo Barrera para ajudar no reconhecimento do ambiente externo de uma forma lúdica e criativa. Na volta para a escola, os pais e alunos marcaram em um mapa os pontos negativos e positivos identificados durante a caminhada. Também deram sugestões de melhoria e conheceram transformações urbanas do mundo inteiro, por meio do nosso projeto Antes/Depois.
Nosso trabalho foi apenas uma das atividades do projeto "Vamos jogar limpo? O entorno escolar e o caminho para aprender juntos", promovido pela escola e vencedor do 2o Prêmio Territórios Educativos, iniciativa do Instituto Tomie Ohtake em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Assista aqui ao vídeo produzido pelo Instituto Tomie Ohtake sobre o projeto:
Vídeo: Instituto Tomie Ohtake