INTERVENÇÃO EFÊMERA

PARQUE DA CIDADE | JUNDIAÍ | SP

FICHA TÉCNICA
  • Projeto e realização: Urb-i Urban Ideas

  • Cliente: Instituto Alana

  • Local: Parque da Cidade, Jundiaí/SP

  • Data: 3 de abril de 2018

  • Equipe Urb-i: Paulo Carmagnani, Yuval Fogelson, Carolina Guido e Rodrigo Pargo

  • Parceiros: Prefeitura de Jundiaí, DAE S.A. – Água e Esgoto, Erê Lab e Ciranda da Vida

PROJETOS

A Urb-i foi chamada pelo instituto Alana e pela Prefeitura de Jundiaí para projetar e implantar uma intervenção efêmera durante um evento sobre políticas públicas para as crianças, no Parque da Cidade, em Jundiaí. O objetivo foi mostrar, na prática, como é possível criar um ambiente mais amigável para se caminhar da casa para a escola, com elementos lúdicos e materiais leves.

 

Também apresentamos o conceito do urbanismo tático, que prevê mudanças por etapas ao longo do tempo, sempre ouvindo a população e testando as melhorias. Criamos uma rota caminhável ligando a entrada do auditório (onde foram as palestras durante o dia) a uma nova área de convivência. Usamos cones para demarcar uma calçada e pintamos elementos coloridos e uma “amarelinha” no chão. O Erê lab espalhou 10 pedras de borracha feitas com pneu reciclado.

Parte de um estacionamento foi usada para colocar bancos, mesas, cadeiras e guarda-sóis. No gramado ao lado, toalhas de pic nic e bancos sob a árvore. O local serviu como mirante para a futura área do Parque da Criança, em fase de projeto na secretaria de Gestão de Planejamento e Meio Ambiente.

 

As pessoas também puderam brincar no espaço montado pelo Guilherme Blauth, do Ciranda da Vida. Ele usou um bosque ao lado do auditório para criar brincadeiras com materiais da natureza – galhos de árvore caídos, troncos cortados, folhas secas, bambu e tudo o que fosse possível.

 

A prefeitura de Jundiaí trabalha em parceria com o Instituto Alana para promover políticas para a infância. Os projetos “Entre a Casa e a Escola” e o “Parque da Criança” são algumas das iniciativas tomadas pela atual gestão da cidade no interior de São Paulo.

 

Esse evento do Parque da Cidade foi para sensibilizar funcionários da administração municipal sobre o tema crianças e a cidade. Na ocasião, os participantes assistiram a palestras relacionadas ao tema e fizeram atividades do lado de fora do prédio.