MAPEAMENTO 

 ESPAÇOS RESIDUAIS | SP 

PROJETOS

PROJETO MAPEAMENTO ESPAÇOS RESIDUAIS  E “TRIÂNGULOS” EM SÃO PAULO

Nascido da observação constante de espaços subutilizados em São Paulo, a Urb-i começou a desenvolver um projeto de mapeamento utilizando Google StreetView.

mapa carregando ....

O PROJETO

Este mapeamento nasceu de uma constatação: a cidade está cheia de espaços esquecidos e subutilizados que precisam ser reativados. Partindo da lógica de cidades compactas, precisamos valorizar cada pedacinho construído aqui e começar a vê-los como potenciais para novos projetos.

Em sua concepção, muitos projetos surgem de uma demanda, uma necessidade e este não foi diferente: o Projeto Bom Retiro -  Arte Impermanente nos fez começar a pensar em possíveis locais para intervenção pelo bairro.

Sendo assim, iniciamos o mapeamento pela Subprefeitura da Sé, onde buscamos principalmente os chamados “triângulos”, que nada mais são do que áreas localizadas no leito carroçável e que não estão sendo bem utilizadas nem pelos carros, nem pelas pessoas, sendo responsáveis, inclusive, por insegurança viária: ou seja, a má qualidade do desenho urbano, prejudica a orientação intuitiva por parte dos motoristas e dos pedestres, aumentando o risco de acidentes. 

A Urb-i começou então, uma primeira etapa de mapeamento marcando no Google maps locais que considerou com potencial de transformação, que não se restringem ao espaço da calçada.

Espaços nas vias de carros, podem se transformar em potencias mini-praças, método utilizado em NYC DOT (New York Departament of Transportation) que devolve a população áreas de estar e lazer no espaço público.

Queremos, portanto, fazer esta coleta de dados para dois objetivos principais:

  1. Para começarmos a fazer uma análise dos tipos de espaços residuais temos pela cidade para criarmos critérios para análises e ideias para novas intervenções.

  2. Levar esta coleta para os órgãos responsáveis e iniciar uma conversa e questionamento sobre o que pode ser feito nestes locais.

A Urb-i está amadurecendo esta coleta de locais e organizando-os para que brevemente possamos abri-lo publicamente para que mais pessoas possam colaborar com este mapeamento.